domingo, 17 de abril de 2011

Conhecimento X Entendimento

Isaías 5:13 – “Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede.”

Oséias 4:6 – “O meu povo foi destruído (pereceu), porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei..."

O Conhecimento gera vida. O entendimento gera liberdade. A bíblia nos relata que Deus soprou em Adão VIDA. Desde a criação Deus sempre quis nos dar vida e vida em abundância e é somente através de Jesus que podemos conseguir isso. A palavra vida pode ser entendida de duas formas: a primeira refere-se simplesmente a estar vivo; a segunda é a qualidade da vida que se tem. No livro do profeta Oséias diz que a falta de conhecimento faz com que pereçamos, que conhecimento é esse que ele se refere? O mais importante dos conhecimentos que o homem precisa ter é o conhecimento de Deus e isso podemos ter através da palavra Dele. Não espere que alguém a mastigue para você. Deus o capacitou de inteligência. Busque e aprenda a amar a palavra de Deus. Ela é viva! A Palavra de Deus, a palavra de poder, gera VIDA em abundância para aqueles que atentam a ela.

A liberdade vem com o entendimento dessa palavra. Muitos estão no cativeiro por total falta de entendimento. Observe que Isaías não usa a palavra conhecimento afinal a mensagem dele era para um povo que tinha conhecimento, que conhecia a Lei de Moisés. Os profetas choraram, clamaram pedindo que o povo se arrependesse e voltasse para Deus. Como isso não aconteceu, o cativeiro foi inevitável. O entendimento é dado através da ação do Espírito Santo em nossas vidas. É Ele que abre nossos olhos, nossa mente, nos dá condições emocionais e espirituais para entendermos o que está escrito. 

Podemos até conhecer toda a bíblia, pregar sobre ela, ensinar, fazer louvores mas se não a entendermos e se não a aplicarmos estaremos presos à uma vida de aparências. Muitos morreram no cativeiro, outros creceram cativos, nasceram cativos. É certo que o povo de Deus não vivia na miséria na Babilônia, mas eles não tinham e não recebiam tudo o que Deus tinha separado para eles. Deus já havia feito promessas, eles tinham e conheciam as promessas mas, lhes faltava entender o que tudo aquilo significava.

Precisamos conhecer, entender e viver a palavra de Deus! A Palavra de Deus tem um propósito muito maior do que apenas comunicar fatos.Ela tem o objetivo de gerar VIDA, e a VIDA é Jesus. Meditar na Palavra de Deus é atentar para a instrução do Espírito Santo no coração, é criar uma sensibilidade para ouvir Deus falando através dela.

"Não se aparte da tua boca o livro desta Lei {Bíblia}; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás." (Josué 1:8)

Prosperaremos em nosso caminho, teremos uma vida em abundância, o dia que a palavra de Deus estiver não só memorizada em nossa mente, mas ativa no nosso coração. O dia em que o povo de Deus tiver cuidado, zelo de fazer, de viver, de falar, de pensar, conforme TUDO o que está escrito ali. Nesse dia seremos verdadeiramente livres.

“...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...