sábado, 23 de abril de 2011

CONFIAR NO PILOTO

Fui aeromoça durante alguns anos e a pergunta que eu mais escutava era se eu não tinha medo de voar ou de acontecer uma turbulência forte durante o vôo. Eu passei por algumas turbulências fortes, dessas em que os passageiros gritam e ficam desesperados, mas eu não! Eu confiava no piloto. Eu sabia que ele era um homem experiente, que já tinha atravessado outras turbulências e que tinha tido sucesso. A turbulência não me assustava porque eu sabia quem estava no comando, e quando ele dizia que estava tudo bem, eu simplesmente confiava e continuava fazendo meu trabalho.

O livro de Josué me chama a atenção pelo numero de vezes que Deus diz NÃO TEMAS. Josué não sabia o que encontraria pela frente, nem ele, nem ninguém dos que estavam com ele, mas Deus sabia. Ele sempre soube que Josué encontraria uma grande turbulência pela frente e o que Deus pediu foi que Josué não temesse, nem se espantasse.

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia" (Salmo 46.1)

Durante a vida passamos e vamos passar por algumas turbulências. Assim como no vôo, elas são causadas por influências externas. Nem sempre o piloto pode evitar passar por uma, mas se o avião estiver preparado, com as peças encaixadas, apertadas, se a tripulação estiver apta e confiar no piloto, as coisas ficam mais fáceis. Nem sempre poderemos evitar passar por momentos de angústia ou tribulação. Nem sempre iremos detectar com antecedência (como os pilotos fazem com aquelas nuvens grandes, grossas e escuras), mas se estivermos emocionalmente e espiritualmente fortificados e preparados e sabendo que Deus, o nosso piloto, está no controle, passaremos pelos problemas com mais facilidade.

“Todo ser humano passa por turbulências na vida. A alguns falta o pão na mesa; a outros, a alegria na alma. Uns lutam para sobreviver. Outros são ricos e abastados, mas mendigam o pão da tranquilidade e da felicidade.” (Augusto Cury)

Não são poucas as pessoas que já experimentaram na vida algum tipo de situação em que, de repente, tudo se transtorna. Do casamento às finanças, dos sentimentos às relações de amizade, da saúde aos planos mais corriqueiros, tudo é sacudido pelo vento e somos pegos, muitas vezes de surpresa. A impressão que se tem é que a qualquer momento alguém irá jogar do céu máscaras de oxigênio, pois até isso parece faltar. Quando isso ocorre, quando as coisas parecem sair do controle, um dos primeiros sentimentos que aparecem é o medo e a incredulidade e quando eles aparecem ficamos surdos e não ouvimos Deus falando: NÃO TEMAS!

Deus sabe o que faz! Ainda que você não entenda porque você está passando por tudo isso, ou porque você teve que passar por tudo aquilo, saiba que Deus está no controle de tudo! Caminhar com Jesus não é garantia de ventos calmos para todo sempre. Caminhar com Deus é saber que ainda que o avião sacuda, que os containers caiam, que os passageiros gritem, que o sinal de apertar os cintos acenda, ainda sim, Deus está no controle. É ele que dissipa as nuvens negras, que acalma o mar e que nos garante um pouso tranqüilo. E se a tranqüilidade parecer demorar um pouco, lembre-se: “O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.” Deuteronômio 31:8

Shalom! 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...