quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011


PROSSEGUIR PARA O ALVO.

O Apóstolo Paulo foi um grande homem de Deus. De perseguidor passou a perseguido. De caluniador, a caluniado. A vida de Paulo é um exemplo de transformação que devemos seguir. Uma das cartas de Paulo que gosto é a que foi dirigida aos Filipenses, gosto do conteúdo, mas oque mais me chamou a atenção foi a circunstância. Quando Paulo escreveu aos Filipenses ele estava preso, e pregava dentro da prisão (Fp 1:12-18).

Nos versículos 12 a 14 do capítulo 3, Paulo nos diz o seguinte: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus”

Conheço muitas pessoas que estão presas ao passado. Estão incapacitados de prosseguir. Ficam pensando sempre: “e se eu tivesse feito aquilo?” ou “e se eu tivesse tido aquela oportunidade...” Sabemos que o passado não podemos mudar, afinal ele já aconteceu. O nosso futuro pertence ao Senhor, logo devemos descansar (não nos encostar) Nele. E o nosso presente? Fazemos o que com ele?

Paulo usa o verbo fazer no presente. Ele não diz: “mas uma coisa fiz” ou “mas uma coisa farei” Ele diz que faz! Ele se esquece das coisas passadas e prossegue. A meta de prosseguir para o alvo é algo para o nosso presente. O nosso alvo é Cristo, é o Reino de Deus, são as coisas que vem do alto. Nem sempre é fácil não olhar para trás ou não ficar apreensivo com o futuro. Sabemos que a prática é um pouquinho mais difícil que a teoria, mas a teoria funciona! Já foi testada e aprovada antes.

Precisamos rever as nossas prioridades. Se a nossa prioridade não é Cristo, se Ele não for o nosso alvo, tentaremos sempre ser felizes sem conseguirmos. Precisamos romper barreiras, derrubar muralhas. Precisamos ser moldados e deixar que a vontade soberana de Deus esteja acima da nossa vontade, é uma decisão difícil, porém traz resultados grandes e triunfantes. Acertar o alvo que é Cristo implica em obedecer as Suas ordenanças, colocando-as como prioridade em sua vida!

Assim como o apóstolo Paulo, não somos perfeitos, mas vamos prosseguindo para ver se alcançamos um nível maior. Um nível maior de amor, de compreensão, de paciência, de virtudes. O nosso caminho até o alvo nem sempre será florido, perfumado, e bonito. As vezes teremos que passar por situações difíceis, assim como Paulo passou, mas ao fim desse caminho poderemos descansar.

Vamos manter nossos olhos fixos em Jesus. Vamos mirar o seu coração, vamos nos aprimorar em aprender como acertar em cheio na vontade de Deus. Assim como um atleta, precisamos treinar, treinar, tentar algumas vezes até que chegaremos ao ponto que acertaremos nosso alvo toda vez que nos dispusermos a isso.

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.” - Colossenses 3:1-3

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...