segunda-feira, 20 de dezembro de 2010


PUREZA


Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; MT 5:8

Alguns anos atrás quando comecei a dar aula para crianças, uma delas me perguntou assim: “Tia, Jesus tinha cachorro?” Eu fiquei surpresa com a pergunta, mas respondi que como Jesus era muito querido e tratava a todos muito bem eu acredito que às vezes poderia ter um ou outro cachorrinho por perto, mas que não estava na bíblia não (imagina se estivesse!). A criança então disse assim: “É... acho que sim, porque é muito triste viver sem um bichinho...”

Limpos de coração também significa puros de coração. E será que existe alguém (fora as crianças) que seja realmente puro de coração? Como assim Jesus “limpos de coração”? Essa virtude não faz parte do ser humano. Não está na nossa natureza. Até estava! Quando Deus criou Adão e Eva Ele fez segundo a Sua imagem e semelhança. Mas o mal entrou no homem e infelizmente carregamos os resquícios dessa atitude!

Acho difícil nos lembrarmos da época quando não víamos maldade nas coisas. Os comentários ganharam duplo sentido, nossos olhos já não enxergam com a mesma pureza, nosso coração vive de sobreaviso. E como podemos ser limpos de coração num mundo tão sujo? Penso que se começarmos a nos livrar de pensamentos maliciosos, atitudes carnais, se tentarmos nos livrar de atos e pensamentos que entristecem o Espírito Santo já será um bom começo.

Os que têm o coração limpo são realmente pessoas abençoadas. Eles conseguem ver a Deus. Tem clara percepção de Deus. Entendem e amam Seus ensinos. A santidade é fruto de um encontro com Deus e este encontro santificador nos remete novos encontros com o Pai, no presente e no futuro.

As vezes arrumamos (limpamos) a nossa casa, quando recebemos visitas não é? Limpamos no dia a dia, mas damos uma caprichada quando sabemos que alguém nos visitará. Nem sempre conseguimos limpar tudo. As vezes empurramos a sujeira de modo que ninguém veja, ou ficamos com preguiça de limpar nos cantinhos ou nos lugares que exigem um esforço maior. Qual o cantinho da sua vida que ainda está empoeirado? Com sujeira? É seu coração que precisa de uma faxina? Sua mente? Suas atitudes?

Por mais difícil que seja limpar tudo isso, te digo que vale a pena. Primeiro por saber que o templo do Espírito Santo está limpo, pronto para ser habitado, segundo por saber que você conseguiu! Conseguiu se livrar das impurezas e sempre por saber que o Senhor nos vista todos os dias e somente Ele merece o nosso melhor. Ter um coração limpo, puro, não é sinônimo de fraqueza, muito pelo contrário. É sinônimo de uma vida firme em Cristo Jesus, buscando a cada dia um coração igual ao Pai.

Shalom

Um comentário:

Felipe Bella disse...

As vezes quando eu oro, peço a Deus que traga de volta a minha ingenuidade. As vezes eu sinto que a minha ingenuidade foi restaurada!
Quando alguém nos faz de tolos, ficamos com raiva mais de nos mesmos que de quem nos fez o mal... Sabe de uma coisa... Prefiro ser ingênuo e deixar nas mãos de Deus! No final das contas a gente nunca sai perdendo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...